, Vinhos Orgânicos: Por que queremos bebê-los?

Vinhos Orgânicos: Por que queremos bebê-los?

Ora, porque não queremos consumir produtos químicos, certo? Calma! O que parece ter uma resposta fácil, na verdade é um assunto bem mais amplo. Mas antes de escrever um textão, vamos fazer um curtinho para a dar um gostinho para depois.

Primeiro, não é porque um vinho possui certificação orgânica que ele não terá aditivos. É verdade que não serão os poderosos pesticidas e fertilizantes químicos assim como insumos enológicos mais “pesados”. Mas talvez, você pode se surpreender que ele possa conter um monte coisas como ácido cítrico e fosfato diamônico.

Sim, são elementos que podem assustar ou confundir, verdade. Independente disso, o fato é que eles são menos agressivos ao nosso corpo e ao meio ambiente do que outros usados no cultivo convencional intensivo. Mas talvez, a melhor maneira de encarar o interesse pelo vinho que tenha afinidade com movimentos sustentáveis e ecológicos seja pensar nos benefícios indiretos que este tipo de cultivo pode proporcionar. É sabido que vinhedos com práticas menos agressivas tem uma biodiversidade em seu ecossistema aumentada. E por muitos motivos, e alguns que não são totalmente compreendidos, a interação da vinha com esta biodiversidade proporciona a produção de uvas mais ricas e vinhos mais gostosos.

Texto originalmente postado na Onivino

Carrinho de compras