Resoluções de ano novo

Resoluções de Ano Novo

Diga sim para experimentar novos vinhos

Estima-se que existem centenas de milhares rótulos diferentes de vinhos sendo produzidos todos os anos. Alguns milhares destes vinhos chegam ao Brasil. Mas por uma questão de mercado, uma pequena parte deles representa a maioria das vendas. O motivo é que as pessoas costumam beber o que já conhecem ou que costumam ouvir na mídia. A consequência é que muito vinho interessante é negligenciado pelo consumidor.

Possivelmente a qualidade mais interessante no mundo do vinho é a sua diversidade. E para alguns profissionais do vinho, que são expostos a esta pluralidade, o desconhecimento destas preciosidades pelo grande público é espantoso. Há um universo muito grande de vinhos a serem descobertos. Por que beber sempre o mesmo rótulo?

Da próxima vez que alguém lhe oferecer um vinho do qual você nunca ouviu falar, diga sim! Ou se lhe oferecerem um vinho que experimentou há 2 anos e não gostou, diga sim para experimentá-lo este ano.

Nossos gostos mudam e se desenvolvem e às vezes os preconceitos atrapalham o nosso julgamento. Portanto, este ano, tenha a mente aberta e experimentar tudo o que é oferecido ou, se vir algo novo na loja de garrafas, experimente!

Explore o que o mundo tem a oferecer

Escolha um ponto no mapa e explore. Se você se fixar em apenas um local, estará prestando um grande desserviço a si mesmo! Não me interpretem mal, a familiaridade de algo que te gera conforto é ótimo, mas também recomendamos viajar para o exterior de vez em quando. Existem tantos outros países que produzem vinhos maravilhosos e de alta qualidade que merecem igual atenção. Os vinhos da França, Espanha, Portugal, Itália, África do Sul, Argentina, Chile e Brasil geralmente podem ser encontrados sem muito esforço e são opções interessantes. (Outra ideia é fazer uma degustação internacional de vinhos com seus amigos e eliminar 3 Resoluções de uma vez.)

Quanto mais você prova, mais entende sobre o que está em seu copo e do que você gosta. Como já foi sugerido, seja aventureiro. Experimente novos vinhos e tantos quantos puder.  Seja para aprender ou porque tem como objetivo celebrar todos os dias. 

Qualidade acima da quantidade

Dê uma chance! Em vez de comprar duas garrafas do vinho que costuma comprar, experimente uma garrafa mais cara. Veja se ela combina com seu paladar. Quem sabe você gosta. Vinhos mais elaborados costumam ser menos industrializados e mais representativos do local de onde são produzidos.

Não estamos falando de garrafas excessivamente caras de vinho toda semana, mas de vinhos que levarão sua experiência de degustação para o próximo nível. Estes podem ser um pouco mais caros dependendo do seu orçamento típico, mas vale a pena. Nem todos os vinhos são feitos da mesma maneira, e provar a diferença entre, digamos, vinhos de grandes volumes e vinhos de pequenas parcelas de vinhedos, feitos à mão, será uma ótima maneira se dar ao luxo de algo especial enquanto refina seu paladar. Você não precisa esperar por uma ocasião chique ou uma noite especial!

Beba espumante mesmo em ocasiões diferentes

Espumantes e champanhe não devem ser reservados apenas para a passagem de ano ou ocasiões especiais. Hoje é uma ocasião e amanhã também! A vida é definitivamente muito curta para não beber a sua parcela de bolhas. Portanto, jogue a cautela ao vento e vá comprar uma garrafa de espumante e não sinta que precisa de uma desculpa para estourar a rolha – o fato de você ter comprado uma garrafa de espumantes é uma ocasião suficiente.

Além disso, o espumante é um grande coringa da harmonização. Combina com praticamente tudo.

Beba uvas desconhecidas 

(por Alder Yarrow para www.finecooking.com)

A maioria dos amantes do vinho passa a vida inteira bebendo degustando dentro dos limites estreitos dos suspeitos de uva de vinho usuais, como Pinot Noir, Chardonnay, Cabernet Sauvignon e Sauvignon Blanc. Embora essas variedades produzam alguns dos vinhos mais procurados do mundo, eles representam apenas a menor fração das uvas do mundo.

Uma verdadeira selva de variedade está esperando para ser explorada por bebedores intrépidos dispostos a ir mais longe. Saboreie a elegância das pétalas de rosa de Gewürztraminer ou a escuridão taciturna de Mencia ou Mourvèdre. Experimente a mineralidade abrasadora do Assyrtiko da Grécia ou os sabores explosivos e suculentos de baga de Agiorgitiko. Prove o tempero cítrico de Ribolla Gialla (cultivado na Espanha ou Eslovênia) ou a explosão de limão-neon de Sémillon. E não perca as maravilhas das flores e frutas com caroço de Grenache Blanc. A exploração muitas vezes dá frutos inesperados, se você me perdoa a expressão.

Texto elaborado a partir de várias fontes originais. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho de compras